Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 16 de março de 2018

Marielle, presente! Hoje e sempre!


Nacional
Vereadora Marielle Franco é assassinada no Rio de Janeiro
A vereadora do Psol no Rio de Janeiro, Marielle Franco, 38 anos, foi brutalmente assassinada a tiros, na noite de quarta-feira (14), na região central do Rio de Janeiro. O motorista que conduzia o carro em que estava, Anderson Pedro Gomes, também foi alvejado e morto. Uma terceira pessoa, assessora da vereadora, que estava no veículo e sobreviveu ao atentando. O caso ganhou ampla repercussão na imprensa nacional e internacional.
Nota da Diretoria do ANDES-SN sobre o assassinato de Marielle Franco
A Diretoria do ANDES-SN lamenta profundamente a morte da vereadora Marielle Franco, do PSOL do Rio de Janeiro, que foi brutalmente assassinada na noite desta quarta-feira, dia 14 de março, ao sair de uma atividade política no centro da cidade. Manifestamos também imenso pesar pelo assassinato de Anderson Pedro Gomes, trabalhador que estava conduzindo o veículo que transportava a vereadora no momento que foi violentamente atacada.
Nota da Diretoria do ANDES-SN sobre os novos cortes nas IES
No dia 12 de março, o governo publicou no Diário Oficial da União a Lei nº 13.633 pela qual "Fica aberto aos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União (Lei nº 13.587, de 2 de janeiro de 2018), em favor dos Ministérios da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Social, crédito especial no valor de R$ 2.000.000.000,00 (dois bilhões de reais), para atender à programação constante do Anexo I", e simultaneamente estabelece que "Os recursos necessários à abertura do crédito de que trata o art. 1º decorrem de anulação de dotações orçamentárias, conforme indicado no Anexo II".
Tenda da Unidade no FSM debateu contrarreformas e perspectiva dos trabalhadores
A Tenda da Unidade é uma construção de vários sindicatos e entidades da esquerda progressista, que debatem a necessidade de avançar na construção da luta coletiva em defesa da classe trabalhadora, contra as políticas de cortes trabalhistas e sociais do governo Temer, e contra a ofensiva conservadora.
Milhares marcham em Salvador na abertura do Fórum Social Mundial
Os verdadeiros donos das terras vindos à frente, com o canto, a força e a dança, abrindo os caminhos da resistência, trazendo consigo milhares de pessoas de todo o mundo. Foi assim que um grupo de índios Potiguara, do interior da Bahia, iniciou a Marcha dos Povos, com milhares de pessoas, que marcou o começo do Fórum Social Mundial (FSM), na tarde dessa terça-feira (13), em Salvador (BA).
Entidades lançam Frente contra a intervenção federal militar no Rio de Janeiro
Nesta terça-feira (13), acontece o lançamento da Frente Contra a Intervenção Militar Federal no estado do Rio de Janeiro, durante ato público no campus Maracanã da Universidade do Estado do RJ (Uerj). A constituição da frente busca aglutinar uma série de movimentos e organizações civis que vêm se posicionando criticamente com relação ao decreto do presidente Michel Temer, que determina a intervenção federal militarizada na área de segurança do Rio.
ANDES-SN marca presença no Fórum Social Mundial com a Tenda da Unidade
Seguindo a deliberação do 37º Congresso Nacional do ANDES-SN, o ANDES-SN estará no Fórum Social Mundial (FSM), que acontecerá em Salvador (BA), a partir desta terça-feira (13). O evento, que terminará no sábado (17), terá como espaço principal o campus Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas outros locais da cidade também serão palco de atividades.
8M: milhões de mulheres se mobilizam no mundo todo
Milhões de mulheres saíram às ruas de todo o mundo na quinta-feira (8), Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras, para exigir o fim da violência e do machismo, contra a desigualdade, entre outras reivindicações.
Seções Sindicais
Estudantes negros ocupam reitoria da Ufrgs em defesa das cotas
Há sete dias estudantes ligados ao movimento negro ocupam a reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre (RS), contra a destruição da política de cotas naquela instituição.
Professor da UFBA é intimado a depor por disciplina sobre 'golpe'
O professor Carlos Zacarias, do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi intimado a depor, na 16ª Vara Federal na capital baiana, sobre o pedido de liminar feito pelo vereador Alexandre Aleluia (DEM), posteriormente indeferida pelo juiz federal Iran Leite. Zacarias recebeu a intimação no dia 9 de março e tem 10 dias para se manifestar. O reitor da UFBA, João Carlos Salles, também foi citado.
Outras Lutas
Indígena que teve proteção negada do governo é morto após denunciar empresa Hydro
Um dos representantes da Associação dos Caboclos, Indígenas e Quilombolas da Amazônia (Cainquiama), Paulo Sérgio Almeida Nascimento, 47 anos, foi morto na madrugada dessa segunda-feira (12) com quatro tiros, em Barcarena (PA). O ativista desde 2017 cobrava da prefeitura de Barcarena um posicionamento sobre possíveis irregularidades da empresa de alumínio e energia Hydro, envolvendo a construção de bacias de rejeito.
Brasil é condenado pela Corte Interamericana por violar direitos indígenas
Em uma decisão histórica para todos os povos indígenas do Brasil, a Corte Interamericana de Direitos Humanos reconheceu a responsabilidade internacional do Estado brasileiro na violação aos Direitos de propriedade coletiva, garantia judicial de um prazo razoável e proteção judicial em relação ao povo indígena Xukuru de Ororubá. O país foi condenado a finalizar o processo de demarcação do território tradicional, localizado no município de Pesqueira, em Pernambuco. Com a decisão, publicada na segunda-feira (12), o país tem o prazo máximo de 18 meses para cumprir as determinações da Corte, sendo que, no período de um ano, deverá apresentar um relatório sobre as medidas adotadas.
Agenda

MARÇO
13 a 17 - Fórum Social Mundial, em Salvador (BA).

16 e 17 - Reunião Ampliada Conedep, na sede do ANDES-SN, em Brasília (DF).

17 e 18 - Reunião do Grupo de Trabalho de Política de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual – GTPCEGDS -, na sede do ANDES-SN, em Brasília (DF).

23 a 25 - Reunião de Diretoria do ANDES - Sindicato Nacional,  na sede do ANDES-SN, em Brasília (DF).

ABRIL
26 e 27 - Seminário Nacional da Comissão da Verdade –  Título: continuidades da ditadura na universidade e na sociedade. Em São Paulo (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário