Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

domingo, 18 de fevereiro de 2018

“Pantera Negra” vai muito além de um herói negro

Já sabe, né? Se for curtir o filme, não esquece de levar a carteirinha da UBES com você.
O lançamento do “Pantera Negra” nas telonas tem sido muito comentado nas redes sociais e veículos de comunicação do mundo todo. E com o final de semana chegando, curtir um bom filme com a meia entrada estudantil é uma ótima opção.
Pantera Negra é um filme totalmente baseado em personagens negros. A produção tem sido aclamada pelo público devido a essa abordagem diferenciada em comparação a outros filmes que abordam a temática racial.
À UBES, Pedro Borges, jornalista e co-fundador da Alma Preta, agência de jornalismo especializada na temática racial do Brasil, comenta que a mídia sempre representou o negro de uma maneira bastante estereotipada: “Ao longo da história, o negro é representado com uma imagem sexualizada ou animalizada, fortalecendo o imaginário da criminalidade”.
Para Borges, essa comunicação sempre teve o papel de naturalizar esse que é colocado como o papel do negro na sociedade e serve como uma forma de manutenção do racismo e da população negra na base da sociedade e nos espaços mais vulneráveis, além de favorecer a sustentação de uma política de estado que reforça as desigualdades.
Composto por cinco nigerianas e com um elenco majoritariamente negro, o filme retrata uma cultura negra fortalecida, apresenta personagens femininas negras com atuação forte e aborda o “afrofuturismo” com o reino fictício de Wakanda que, na trama, é uma potência em tecnologia.
A trilha sonora do filme é composta por grandes artistas da música negra e aqui, no Brasil, o rapper Emicida foi o escolhido para se encarregar da música tema de Pantera Negra.
“As propostas de comunicação que representem o negro de uma maneira positiva e, sobretudo, para além destes estereótipos, é extremamente rica e importante para a construção de uma sociedade mais democrática”, enfatiza Pedro.
Que tal aproveitar o final de semana com ela, sua carteirinha da UBES, prestigiando a cultura e o cinema?
Se você ainda não tem, acesse o site do Documento do Estudante e solicite já o seu: www.documentodoestudante.com.br

Por Aline Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário