Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Teatro renasce em Aracati (CE), restaurado pelo Iphan

Teatro Francisca Clotilde, em Aracati, foi restaurado com recursos do Avançar
Teatro Francisca Clotilde
No interior do Ceará, na cidade histórica de Aracati, um edifício renasce para receber as expressões da arte, transformando a paisagem e marcando a cultura local. É o Teatro Francisca Clotilde, que reabre suas cortinas no próximo dia 26 de janeiro, após passar por uma obra de restauração promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 
O Teatro Francisca Clotilde é considerado o primeiro grande equipamento cultural público de Aracati e é o único remanescente dos três teatros que existiam na cidade. A intervenção devolve ao espaço condições plenas para atender às demandas dos grupos teatrais locais, receber turistas e ainda promover a valorização e maior utilização do centro histórico.
Com orçamento de cerca de R$ 2,13 milhões, do programa Avançar, do Governo Federal, a obra de restauração recuperou completamente o edifício do teatro, adequando seu espaço cênico, e contou ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Aracati, que ficou responsável pelo paisagismo e aquisição de novas poltronas. A intervenção também foi acompanhada de ampla pesquisa arqueológica, que encontrou vestígios da ocupação anterior ao teatro e também o primeiro palco ali existente, enterrado a cerca de 1,2 metros de profundidade, e que agora está exposto e aberto à visitação.
A conclusão da intervenção e reabertura do espaço será marcada por uma cerimônia, que contará com a presença do diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida, do superintendente do Iphan no Ceará, Otacílio Macedo, e do prefeito de Aracati, Bismarck Maia.
O espetáculo não pode parar
Localizado no coração do sítio histórico de Aracati, o Teatro Francisca Clotilde é um edifício do século XVIII, adaptado como equipamento cultural no início do século XX, pelo Círculo Operário São José, que atuou durante décadas junto à classe operária da cidade. Anos mais tarde, o artista plástico aracatiense Hélio Santos batizou o espaço com o nome de Francisca Clotilde, em homenagem à escritora, educadora e jornalista cearense, que participou da campanha abolicionista, e defensora da emancipação feminina. Destinado a apresentações teatrais, o edifício também foi utilizado como cineteatro, e representa, ainda hoje, a grande vocação artística da cidade.
Com o passar do tempo, passou a funcionar em situação precária e sua estrutura começou a se deteriorar. Foi, então, iniciada a campanha O espetáculo não pode parar, em 2007, a fim de sensibilizar a comunidade local e o poder público para a preservação do teatro. No ano seguinte, o edifício foi desapropriado pela Prefeitura Municipal, que realizou obras emergenciais de consolidação e estabilização estrutural e o Iphan assumiu compromisso para elaboração de um projeto de restauro que contemplasse as necessidades do local. Agora, essa é a primeira ação a ser concluída no Ceará pelo programa Avançar.
Focado na retomada de obras em todo o país, o programa do Governo Federal visa oferecer mais crescimento e cidadania para os brasileiros. Até o fim de 2018, o Avançar pretende concluir 7 mil empreendimentos, incluindo obras de infraestrutura logística, energética, defesa, social e urbana e envolvendo todos os ministérios setoriais. O Ministério da Cultura, por meio do Iphan, também integra o programa, com a previsão de investimentos em 61 ações destinadas ao desenvolvimento das cidades históricas brasileiras.
Serviço:
Entrega da restauração do Teatro Francisca Clotilde

Data: 26 de janeiro de 2018
Horário: 18h30
Local: Teatro Francisca Clotilde, Centro Histórico de Aracati (CE)
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Déborah Gouthier - deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5511 - 2024-5533 / (61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Nenhum comentário:

Postar um comentário