Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Natal (RN) recebe encontro da Regional Nordeste II do ANDES-SN


O campus avançado de Natal da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recebe,  dias 21 (ontem) e 22 (hoje) de dezembro, o 6º Encontro da Regional Nordeste II do ANDES-SN. O encontro é preparatório ao 37º Congresso do Sindicato Nacional – que acontecerá em Salvador (BA) no mês de janeiro.
Ontem quinta-feira (21), o encontro iniciou às 19h com o debate “Desafios para o movimento docente no enfrentamento dos ataques aos direitos sociais: recorte desse ataque na educação, na saúde e na previdência”. A debatedora será Rivânia Moura, presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern – Seção Sindical do ANDES-SN).
HOJE (22), haverá o debate de conjuntura, com o tema “Desafios para o movimento docente no enfrentamento dos ataques aos direitos sociais: recorte desse ataque na educação, na saúde e na previdência no contexto das contrarreformas em curso”.  O debatedor será Alexandre Galvão, secretário geral do ANDES-SN. No mesmo dia, os docentes discutirão o Caderno de Textos do 37º Congresso do Sindicato Nacional, e outros temas relacionados ao congresso que ocorrerá em Salvador.
Fonte: Andes/SN
Adaptado por Centro Potiguar de Cultura - CPC/RN , em 22/12/2017.

Base é homologada com incertezas



Questão de gênero e ensino religioso ficaram indefinidos na versão final. Temer tenta capitalizar documento construído há três anos.

O Conselho Nacional de Educação aprovou por 20 votos a 3 a última versão da Base Nacional Comum Curricular, que foi homologada no Palácio do Planalto nesta quarta (20). Apesar do documento ser construído coletivamente há três anos por orientação do Plano Nacional de Educação, Michel Temer usou o ato para se promover. Durante a homologação, citou que seu governo “desenterrou coisas paralisadas” porque tem “coragem”.
Um dos membros do Conselho Nacional de Educação, Cesar Caleggari criticou: “Considero um desaforo que a Base seja utilizada para interesses políticos menores. É um desrespeito a uma obra escrita por milhares de mãos, acima das disputas políticas partidárias. Ao tentar capitalizar para si o trabalho de tantos educadores, o governo amesquinha a Base e compromete a sua legitimidade”.

Religião é incerteza

O documento aprovado ficou com indefinições nos dois pontos de maior discordância. O Conselho Nacional de Educação só resolverá em 2018 se o Ensino Religioso entrará como área do conhecimento ou como conteúdo de Ciências Humanas. Hoje, esta matéria é optativa nas escolas e não tem conteúdo definido pelo MEC. Pode abordar, inclusive, apenas uma religião.

Cadê as questões de gênero?

A BNCC aprovada não inclui nenhuma vez o termo “identidade de gênero”. Em versões anteriores, o texto orientava a incentivar o respeito à identidade de gênero como parte da formação escolar.
O MEC retirou o termo por pressões de alguns grupos a portas fechadas. Para Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, é uma perda significativa:
“A sociedade brasileira é discriminadora, e a escola deveria enfrentar essa situação, mas o governo Temer, com apoio de 20 conselheiros nacionais de educação, decidiu jogar isso para baixo do tapete. As escolas deixam de refletir sobre machismo e conservadorismo, e continuam a ser excludentes.”
O CNE ainda deve emitir em 2018 normas sobre orientação sexual e gênero, mas não há prazo definido.

O que é a BNCC?

Uma orientação que valerá para todas as 190 mil escolas nacionais, públicas ou privadas. A criação de uma base comum para todas as escolas brasileiras é uma meta do Plano Nacional de Educação, de 2014, e deveria ter sido concluída no ano passado.
Importante: o documento discutido atualmente valerá para o Ensino Fundamental. A base do Ensino Médio ainda não começou a ser discutida, o que impossibilita a compreensão de como a reforma do ensino médio de Temer será colocada em prática.
UBES

Receita de Natal: Rabanada portuguesa

receitas natal rabanadas

Dona Deolinda Rezende, nos passou esta receita de rabanada portuguesa  maravilhosa que ela fazia sempre nas noites de Natal com sua família em Londrina no Paraná. Parecidas com as tradicionais rabanadas brasileiras, o diferencial desta está na adição do vinho do Porto, que dão um sabor ainda melhor. Confira:
Ingredientes
  • 4 pães francês amanhecidos cortados em fatias
  • 3 ovos
  • 3 taças de Vinho do Porto
  • açúcar a gosto
  • canela em pó a gosto
  • óleo para fritura
  • Modo de Preparo
Bata os ovos com garfo em um recepiente e reserve.
Coloque o vinho em um recipiente e passe o pão pelo vinho do porto e, em seguida, passe pelos ovos.
Frite as fatias em óleo bem quente, até que os dois lados fiquem dourados.
Retire do fogo e deixe descansar em uma travessa com papel absorvente.
Polvilhe açúcar e canela.
donadeolinda receitas
Dona Deolinda Rezende com seus bem vividos 97 anos
Fonte: Brasil Cultura