Postagem em destaque

Os livros encaixotados em Palmeira dos Índios e o legado de Graciliano

Palmeira dos Índios virou notícia nacional, com a divulgação, pela Controladoria Geral da União (CGU), de que mais de 13 mil livros estão...

sábado, 18 de novembro de 2017

Câmara promove eventos em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra

Foto Google
A data, celebrada em 20 de novembro, busca chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos negros no Brasil
A Câmara dos Deputados celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, na próxima semana, com eventos que promovem uma reflexão sobre a situação do negro no País. A programação tem início na segunda-feira (20), às 11 horas, com uma sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, e prossegue durante a semana com o lançamento de publicações e a realização de palestra.
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. A data foi escolhida por ter sido nesse dia, em 1695, que morreu Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e um dos principais nomes da resistência negra na luta contra a escravidão.
A sessão solene que abre a programação alusiva à data terá transmissão ao vivo pela TV Câmara e também poderá ser acompanhada pela internet (http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/). A homenagem foi requerida pelos deputados Erika Kokay (PT-DF), Damião Feliciano (PDT-PB) e Hiran Gonçalves (PP-RR).
Publicações
Na terça-feira (21), às 9 horas, no auditório Nereu Ramos, haverá o lançamento do relatório “A Verdade sobre a Escravidão Negra no Distrito Federal e Entorno”. O evento é organizado pela Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Distrito Federal e Entorno e pelo Sindicato dos Bancários de Brasília.

Já na quinta-feira (23), às 10h30, no Salão Nobre, o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça e a Edições Câmara lançam o livro “Repertório Bibliográfico sobre a Condição do Negro no Brasil”. A obra reúne uma bibliografia abrangente e diversificada de textos que informam, debatem, analisam, refletem e denunciam a condição do negro ao longo da história do Brasil, da colonização até os dias atuais.
O evento de quinta contará ainda com a palestra Outros Olhares sobre o Brasil, de Joseanes Lima dos Santos, representante do movimento Frente de Mulheres Negras do Distrito Federal e Entorno.
Da Redação – PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias