Postagem em destaque

Dia Nacional da Consciência Negra - 20 de novembro - pode virar feriado em todo o país

O movimento negro luta há bastante tempo para que o Dia Nacional da Consciência Negra - 20 de novembro - seja realmente nacional. Na úl...

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Lula recebe título de Doutor Honoris Causa em Alagoas

Mais um título de Doutor Honoris Causa para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta quarta-feira (23), sétimo dia da caravana Lula pelo Brasil, o ex-presidente recebeu o seu 32° título, dessa vez da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), na cidade de Arapiraca.  
Durante a cerimônia, realizada no ginásio municipal João Paulo II, Lula agradeceu a homenagem e ofereceu o título ao povo brasileiro. "Sempre que recebo um título de Doutor Honoris Causa divido com todos que lutam por um Brasil mais justo", disse o ex-presidente, que lembrou ainda da aluna quilombola da cidade de Cruz das Almas (BA), a primeira pessoa de sua família a se formar e obter o doutorado pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). "O que eles não sabem é que meu título mesmo é o diploma da aluna quilombola. E isso vereador ou político nenhum vai poder tirar dela. O diploma dessa menina é meu título e ninguém pode tirar". 
Em seu discurso, o ex-presidente enumerou as conquistas e os avanços em educação durante os governos do PT e ressaltou o aumento do número de vagas nas universidades de Alagoas, de 12 mil para mais de 35 mil. Contando com o ensino privado, o número de vagas no ensino superior em Alagoas passou de 32 mil para quase 100 mil. "Eu tenho muito orgulho de ter sido a pessoa que mais fez instituições de ensino superior neste país. Eu fui o único presidente que, durante todos os oito anos de governo, me reuni com todos os reitores de universidades e institutos federais", reafirmou Lula. 
Para ver as fotos da cerimônia em alta resolução, acesse o Flickr do Instituto Lula
Para o ex-presidente, o que o povo nordestino precisava era de uma oportunidade. "Parecia que o Nordeste estava predestinado a ser uma área esquecida e abandonada. E eu fiz questão de provar que o povo nordestino não era inferior ao americano, ao francês, ao paulista ou a qualquer outro povo do mundo. O povo nordestino precisava apenas de oportunidade", disse. Ao comentar as agressões à Uneal, Lula criticou a elite e afirmou que a universidade foi agredida por ser pioneira em formar professores indígenas. "A UNEAL tem a cara do povo brasileiro. As elites dirigentes deste país nunca se preocuparam em democratizar o acesso à universidade".  
Cisternas
Lula falou ainda sobre o Prêmio das Nações Unidas que reconheceu o programa de Cisternas como uma das melhores políticas públicas do mundo. "O Brasil ontem ganhou um prêmio da ONU, que é considerado quase um Oscar das políticas públicas. Graças às cisternas implantadas aqui no Nordeste", comentou. Ao todo, foram entregues 1,2 milhão de cisternas em todo País, sendo 1,1 milhão no Nordeste. 
Veja como foi a cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa da Uneal, em Arapiraca (AL), ao ex-presidente Lula: 
Ouça o discurso do ex-presidente na íntegra: 
 

Iphan é responsável pela preservação de 87 conjuntos urbanos tombados

fachadacasa

Para reforçar a conscientização quanto à preservação da identidade, da memória e do desenvolvimento socioeconômico do País, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) criou, em 1998, o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto.
Atualmente, o Iphan é responsável pela preservação de 87 conjuntos urbanos tombados e de 1262 bens materiais tombados; pela salvaguarda de 40 bens imateriais registrados como patrimônio cultural brasileiro e pela gestão de 24 mil sítios arqueológicos cadastrados.
O Patrimônio é reconhecido pela Constituição Federal como os produtos “de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.
A definição abrange formas de expressão, criações científicas, artísticas e tecnológicas; obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
Durante o mês de agosto, o Dia do Patrimônio é celebrado com atividades nas capitais e em cidades do interior. Seminários, palestras, oficinas, exposições, rodas de conversa, visitas guiadas e apresentações culturais integram as programações.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura

Fundação Palmares comemora 29 anos com eventos especiais

palmares
A Fundação Cultural Palmares celebrau 29 anos nesta terça-feira (22). Além de desenvolver políticas públicas para valorizar o patrimônio cultural afro-brasileiro, a instituição age como interlocutora dessa população com o governo.
Apesar das vitórias, a Palmares sabe que muito ainda tem de ser feito para erradicar o racismo, o preconceito e a intolerância no Brasil. Várias ações são realizadas ao longo da semana para lembrar a data e combater o racismo.
Nesta terça-feira (22), por exemplo, foi realizado o seminário Estado, Racismo e Violências, no Instituto de Biologia da Universidade de Brasília (UnB). O evento contará com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC), de alunos e de universidades que implantaram o sistema de cotas, além de especialistas sobre o tema.
Na quarta-feira (23), será realizado o encontro Literatura Negra Contemporânea – Mesa de Debate com Escritores e Escritoras, no Beijódromo, no ICC Sul, na UnB. Na quinta-feira (24), será a vez do seminário Muitos Caminhos – Um Único Encontro, com a presença de diversos líderes religiosos. A ideia é mostrar que, independentemente das convicções religiosas, é possível a convivência pacífica e o respeito à diversidade.
A programação inclui ainda o I Encontro de Cineastas e Produtoras Negras, que homenageia Adélia Sampaio, primeira cineasta negra brasileira. A mostra competitiva do Encontro será na terça (22), quarta (23) e quinta (24). Os vencedores serão conhecidos na sexta (25). A programação e os horários/locais das sessões dos filmes pode ser conferida neste link.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura