Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

sábado, 28 de outubro de 2017

EXTENSÃO - Projeto de extensão do Campus Currais Novos destaca a cultura local

Projeto de extensão do Campus Currais Novos destaca a cultura local
Festa de Nossa Senhora do Rosário na comunidade da Boa Vista dos Negros
No último dia 14 de outubro (sábado) a coordenadora de extensão Cristiane de Brito e o professor Duarte Júnior (sociologia) participaram das comemorações da Festa de Nossa Senhora do Rosário na comunidade da Boa Vista dos Negros. Trata-se de uma festa que afirma a cada ano sua tradição e as memórias de sua população no universo cultural da região Seridó. A apreciação do evento foi possível devido ao desenvolvimento do projeto de extensão “Revelando histórias do Seridó negro” coordenado pelo professor Duarte através de oficinas e vivencias em fotografia com o objetivo de estimular crianças, jovens e adultos a registrarem o cotidiano e as festas da comunidade.
O projeto aprovado por meio do Edital 02/2017-PROEX-IFRN tem como objetivo principal o desenvolvimento cultural e busca conhecer e reconhecer histórias das populações negras da região Seridó. Através de metodologias da imagem e da voz que retratam a vida cotidiana, busca dar visibilidade à cultura negra seridoense materializando-a em uma exposição fotográfica que ocorrerá ao final do projeto.
Sendo ainda desenvolvido pelas estudantes Natália Yolanda e Marília Gabriela do curso de Manutenção e Suporte em Informática do campus Currais Novos e bolsistas do projeto, firmou-se uma parceria com a Associação Comunitária, na pessoa de sua responsável, Maria do Socorro, através do que tem sido possível a realização do projeto. Já somam pontos positivos a doação de dois computadores e equipamentos, bem como o conserto de mais seis pertencentes à associação, que será de importância para o desenvolvimento desse e de outros projetos.
A equipe do projeto acredita que “Revelar histórias de Seridó negro” significa reconhecer a diversidade de expressões culturais da região, compartilhar vozes e gerar consciência étnica, desconstruir preconceitos, construir o sentimento mútuo de respeito e pertença, e com isso promover desenvolvimento cultural.
Fonte: IFRN - CURRAIS NOVOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário