Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Iphan é responsável pela preservação de 87 conjuntos urbanos tombados

fachadacasa

Para reforçar a conscientização quanto à preservação da identidade, da memória e do desenvolvimento socioeconômico do País, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) criou, em 1998, o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, comemorado em 17 de agosto.
Atualmente, o Iphan é responsável pela preservação de 87 conjuntos urbanos tombados e de 1262 bens materiais tombados; pela salvaguarda de 40 bens imateriais registrados como patrimônio cultural brasileiro e pela gestão de 24 mil sítios arqueológicos cadastrados.
O Patrimônio é reconhecido pela Constituição Federal como os produtos “de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.
A definição abrange formas de expressão, criações científicas, artísticas e tecnológicas; obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
Durante o mês de agosto, o Dia do Patrimônio é celebrado com atividades nas capitais e em cidades do interior. Seminários, palestras, oficinas, exposições, rodas de conversa, visitas guiadas e apresentações culturais integram as programações.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário