Postagem em destaque

FIQUEM LIGADOS! TODOS OS SÁBADOS NA RÁDIO AGRESTE FM - NOVA CRUZ-RN - 107.5 - DAS 19 HORAS ÁS 19 E 30: PROGRAMA 30 MINUTOS COM CULTURA" - PROMOÇÃO CENTRO POTIGUAR DE CULTURA - CPC-RN

Fiquem ligados nas ondas da Rádio Agreste FM - 107.5 - NOVA CRUZ, RIO GRANDE DO NORTE, todos os sábados: Programa "30 MINUTOS COM CULTU...

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Resistência Negra, movimentos e perspectiva!

Em representação artística, o famoso Quilombo dos Palmares

Durante muitos anos, no Brasil acreditou-se que o africano escravizado aceitou de forma passiva os maus tratos praticados pelos senhores de engenhos. Essa crença interferiu e interfere ainda hoje na formação da sociedade brasileira a respeito de nossos antepassados e também seus descendentes na atualidade, os afros descendentes.

Uma das resistências negras mais famosas, até hoje, recebeu o nome de quilombagem, entendemos por quilombagem o movimento de resistência negra permanente organizada e dirigida pelos próprios escravos que ocorreu durante o regime escravista brasileiro em todo o território nacional. Movimento que provocou mudança social, ele foi uma força de desgaste significativa à sociedade escravista.

O planejado para essa resistência seria que os quilombos iriam servir de casa provisória para os escravos fugidos, na mesma época acontece também a resistência chamada de bandoleirismo, quer eram guerrilhas planejadas pelos escravos (geralmente fugidos) e que objetivava atacar pequenos vilarejos e viajantes.

A escravidão permanece ainda hoje como um fator agregador para o movimento de valorização da cultura negra. É por meio dela que é justificada a diferença socioeconômica e desvalorização cultural, para os líderes dessa militância ela é a gênese do racismo brasileiro e também o ponto aglutinador do “ser” negro.

Um os pontos principais do movimento negro da atualidade foi enunciar que o dia 13 de maio não deve ser comemorado enfatizando a passividade do negro diante da ação “misericordiosa” do branco, afinal, durante a escravidão houve muitos movimentos de luta e resistência em diversas regiões do país. Dessa forma, atualmente os movimentos negros atribuem um significado político ao 13 de maio, ou seja, promovem esse dia como o dia nacional de luta contra o racismo.

O movimento negro também deu destaque ao dia 20 de novembro, dia da morte de Zumbi – do Quilombo dos Palmares – como uma data a ser lembrada e comemorada, já que ele é considerado um dos principais símbolos de luta e resistência contra exclusão vivenciada ainda hoje pelos afrodescendentes.

Em 2004, foi sancionada uma lei que previa a obrigatoriedade da inclusão da história da áfrica e da cultura afro-brasileira no currículo das escolas pública e particular de ensino fundamental e médio. A lei também determina que o dia 20 de novembro deva ser incluído no calendário escolar como dia Nacional da Consciência Negra.

Toda essa nova leitura sobre o negro se deve principalmente à luta da comunidade negra e dos movimentos negros de todo Brasil.

Com as informações recolhidas e com estudos em sala de aula, pudemos observar que até hoje, os negros sofrem em todos os lugares que eles vão, que injustamente, ele até hoje sofre com os resquícios do preconceito formado na era colonial no Brasil.

Se nos aprofundarmos ainda mais no assunto, podemos ver que há algum tempo também ocorreu na África o movimento denominado o apartheid, no qual era previsto que tudo dos brancos seria separado dos negros, mesmo que sendo a mesma coisa, como por exemplo, com o regime do apartheid, existiam mercados para brancos e mercados para negros, banheiros para brancos e banheiros para negros, igrejas para brancos e igrejas para negros, e assim por diante.

Visto isso, que até hoje, nem todos os que integram a população mundial não conseguiram equalizar suas mentes e entender que os negros são como os brancos e que sem sombra de dúvida, devem ter as mesmas oportunidades e os mesmos direitos que um branco.


Colaboração: Waldivia Costa Ceccon (linguista pós-graduada pela UFES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário